Inspirações e ideias para a intervenção no porão
Primeiramente, o grupo do porão fez um brainstorm com ideias de o que poderia usado em uma possível intervenção nesse espaço.
Conforme o pesquisa solicitada nas referências de obras interativas disponibilizadas no blog dos professores (http://aia20181.blogspot.com/2018/05/exercicio-de-design-de-interacao-para.html). O grupo começou a ter inspirações para a nossa requalificação do ambiente da Casa Da Glória selecionado.
As cinco inspirações que o grupo escolheu dentro das referências e de pesquisa própria foram:
- Laser Harp ( https://www.youtube.com/watch?v=WkkhcwXpYy4)
- Reconfigurable House (https://www.youtube.com/watch?v=5_6zD8mFI28)
- Objeto interativo da UFSJ (https://www.youtube.com/watch?v=kktng5FyUl0)
- Just drops in time, nothing (https://www.artgallery.nsw.gov.au/collection/works/276.2002/)
- Jean Tinguely Museaum (https://www.youtube.com/watch?v=b4iXF-LIYi0&feature=youtu.be)
Após, o drops sobre elétrica e o uso de arduínos, criamos três ideias concretas a serem exploradas na intervenção do porão:
- Posicionar sensores de luminosidade no interior de garradas de vinho, que ativarão led's e sons de garrafas de vidro se chocando com outras. Isso seria possível por causa da única direção de luz que entra do porão, a que vem do lado das portas e das janelas. Nesse sentido, ao se interromper tal luminosidade passando na frente o sensor poderia ser ativado. Além disso, essas garrafas remetem à utilização do porão como adega nos tempos do Colégio Nossa Senhora das Dores.
- Envolver grande parte do espaço com barbantes e pedaços de panos a fim de reforçar a sensação de compressão do porão. Tais objetos seriam equipados com sensores, que ao serem tocados teriam como output sons que são típicos do porão.
- Sons que remetem a texturas dos materiais do porão, que são resultado do toque em objetos que tenham tais sensações ao tato. De forma a incentivar a exploração do espaço.

Comentários
Postar um comentário